8 de março de 2009

Em busca de um sonho



O Assistência Basquetebol Cataguases foi criado no ano de 2006, com a proposta de usar o esporte, especificamente o Basquetebol, como elo e motivação para contribuir com a formação do adolescente cataguasense.
A primeira proposta do Assistência é exercitar a cidadania, porém, alimentar o sonho de nossos cidadãos/atletas faz parte de nossos projetos.
JOÃO PEDRO GRACIOLLI SILVA que esteve com a gente desde o início do projeto foi em busca do seu sonho.
Em fevereiro de 2009 João Pedro mudou-se para o Espírito Santo e hoje faz parte da equipe do Centro de Treinamento Arremessando para o Futuro (CETAF), que também é um projeto social com as mesmas características do Assistência, com a diferença de já estar mais estruturado, com um time profissional que atua no Novo Basquete Brasil a recém formada liga de basquete. Além do trabalho de formação e iniciação ao basquete, nas categorias de base, já tem times que disputam os campeonatos oficiais do estado do Espírito Santo.
O Assistência esta em festa por encaminhar seu primeiro atleta a uma equipe de expressão no Brasil e fizemos uma pequena entrevista com o jovem promissor atleta.
Confiram!!!!


Assistência: Você saiu de Cataguases (MG) para jogar no CETAF (ES). Como foi a mudança de time?
João Pedro: Foi tudo muito rápido para mim. Eu vim passar as férias de fim de ano aqui no Espírito Santo, na casa do meu irmão, meu irmão perguntou se eu gostaria de jogar em algum clube de basquete, eu falei que adoraria, ele entrou em contato com a equipe e nós fomos conversar com o técnico, eu achei legal o projeto do time, voltei para minha cidade e conversei com minha família e eu e minha mãe resolvemos mudar pra cá.
Assistência: Sua família então, apóia sua decisão de jogar basquete?
João Pedro: Quando eu comecei a jogar basquete todos achavam que era só um esporte para eu passar o tempo, mais com o tempo eles viram que eu estava levando a sério e estão sempre me ajudando. Meu irmão, minha madrinha, minha mãe e minha avó sempre me apóiam. Mais eles sempre falam para eu pensar no estudo em primeiro lugar, e eu reconheço que eles estão certos.
Assistência: O que está achando dos treinos?
João Pedro: São treinos fortes, todos se dedicam ao máximo nos treinos. Estou gostando bastante, é isso que eu quero treinar forte. Com tudo que eu aprendi em Cataguases estou evoluindo rápido, está sendo uma experiência incrível treinar com uma equipe grande como o CETAF.
Assistência: Quando não está treinando ou jogando, o que você gosta de fazer?
João Pedro: Geralmente eu fico na internet, vendo noticias sobre o basquete e conversando com meus amigos de Cataguases, que estão fazendo muita falta para mim. Nos finais de semana vou correr na praia ou sair com minha família.
Assistência: Como é sua rotina agora?
João Pedro: De segunda a sexta eu estou na escola de 7 ao 12:15, vou em casa almoço e descanso até o horário do treino, quando os treinos são a tarde, a noite fico em casa com a família, quando o treino é a noite, a tarde vou na praia ou fico em casa estudando. Nos finais de semana eu vou a praia, dou uma corridinha, saiu com minha família e as vezes dou uma andada pela cidade.
Assistência: Quais são suas características de jogo?
João Pedro: Eu estou evoluindo a cada dia, sempre aprendo coisas novas. Mais com esses 2 anos em que eu jogo basquete sempre me dediquei a defesa, muitos jogadores não gostam de defender, mais eu levo a sério a defesa. Eu também me identifico bastante com os contra-ataques e nos arremessos de curta distância. Estou treinando firme para jogar na posição de ala/armador.
Assistência: Qual o seu ídolo no esporte?
João Pedro: No basquete profissional sou fã do Lebron James, apesar dele ainda não ser um mito do basquete, eu gosto da maneira dele jogar. Mais meu ídolo verdadeiro não é ninguém conhecido mundialmente, é meu técnico/professor JALBER que me ensinou tudo o que eu sei de basquete até hoje, que me apoiou nessa minha decisão de vir jogar no CETAF, que não só me ensinou os fundamentos do basquete, mais também da vida e quando jogo tento me lembrar de todas as dicas que ele me deu nesses 2 anos. Por isso agradeço muito a ele e por tudo q ele já fez por mim.
Assistência: Qual a melhor parte do dia-a-dia de uma atleta?
João Pedro: Acho que é após um dia de treino, que eu dou tudo que posso e no final saio com a consciência de dever comprido. Depois de um dia de treino pesado sempre é bom ter uma boa alimentação e descansar bastante pro próximo dia de treino.
Assistência: Quais as vantagens da vida de uma atleta?
João Pedro: Acho que são muitas, um atleta dedicado tem sempre que estar bem com o seu corpo, não fugindo das regras, acho isso essencial para a vida. Um atleta aprende muitas coisas além do esporte, um bom técnico que se preocupa com seus atletas sempre passa a experiência de vida deles e com isso o atleta aprende grandes coisas. Desde a primeira vez que entrei no esporte me sinto bem melhor, conheci pessoas novas e ganhei muita experiência que vou levar para toda a minha vida.
Assistência: Quando e como você começou no basquete?
João Pedro: Não me lembro à data exata, acho que foi no ano de 2006. Eu jogava handball na escola, dois amigos meus descobriram o projeto e resolveram começar a treinar basquete e me chamaram para ir também, eu fui e achei muito legal o esporte, peguei amizade com o pessoal e nunca mais parei. Meu primeiro jogo foi na cidade de Juiz de Fora (MG) em um amistoso, foi uma grande experiência. Depois desse vieram muitos outros, fui campeão algumas vezes pelo time da escola e disputei outros amistosos pelo Assistência.
Assistência: Quais os seus planos para o futuro?
João Pedro: Eu não tenho nenhum plano certo, a única coisa que eu quero é continuar treinando e ganhando experiência. Eu posso dizer que eu treino para ser um bom atleta e quem sabe um dia ser um jogador profissional e jogar em uma equipe de ponta.

Assistência: E o seu maior sonho?
João Pedro: Tenho vários sonhos, um deles é poder sempre estar treinando e aprendendo mais com esse grande esporte chamado basquete. Quero um dia poder retribuir à todos que me ajudaram e ajudam a cada dia para eu poder evoluir no esporte. Talvez eu esteja sonhando alto, mais no futuro quero poder, quem sabe, defender a seleção brasileira, mais pra isso sei que tem muito caminho pela frente.
Assistência: O que você aprendeu nesses anos de basquete?
João Pedro: Foram inúmeras coisas que eu aprendi, além de ter aprendido o basquete em si, aprendi também varias coisas fora dele, como sempre jogar com lealdade, sendo sempre justo com o adversário. Com certeza sem o basquete eu seria uma pessoa bem diferente do que sou.
Assistência: Deixe uma mensagem aos seus companheiros que ficaram.
João Pedro: Eu só tenho a agradecer a todos meus AMIGOS que ficaram em Cataguases, nunca vou esquecer nenhum deles, todos sempre foram amigos de verdade. Se algum dia eu for um atleta de ponta vou sempre me lembrar dos dias em que passamos tardes treinando e se divertindo juntos. Espero que todos tenham aprendido tudo o que eu aprendi e que continuem treinando e levando a sério o basquete. Quero agradecer mais uma vez também ao meu técnico de sempre Jalber, que muitas vezes foi como um pai pra mim, espero que eu tenha sido um bom aluno como ele foi um excelente professor para mim. Abraço a todos da família Assistência e a todos que torcem por mim.