8 de março de 2009

Em busca de um sonho



O Assistência Basquetebol Cataguases foi criado no ano de 2006, com a proposta de usar o esporte, especificamente o Basquetebol, como elo e motivação para contribuir com a formação do adolescente cataguasense.
A primeira proposta do Assistência é exercitar a cidadania, porém, alimentar o sonho de nossos cidadãos/atletas faz parte de nossos projetos.
JOÃO PEDRO GRACIOLLI SILVA que esteve com a gente desde o início do projeto foi em busca do seu sonho.
Em fevereiro de 2009 João Pedro mudou-se para o Espírito Santo e hoje faz parte da equipe do Centro de Treinamento Arremessando para o Futuro (CETAF), que também é um projeto social com as mesmas características do Assistência, com a diferença de já estar mais estruturado, com um time profissional que atua no Novo Basquete Brasil a recém formada liga de basquete. Além do trabalho de formação e iniciação ao basquete, nas categorias de base, já tem times que disputam os campeonatos oficiais do estado do Espírito Santo.
O Assistência esta em festa por encaminhar seu primeiro atleta a uma equipe de expressão no Brasil e fizemos uma pequena entrevista com o jovem promissor atleta.
Confiram!!!!


Assistência: Você saiu de Cataguases (MG) para jogar no CETAF (ES). Como foi a mudança de time?
João Pedro: Foi tudo muito rápido para mim. Eu vim passar as férias de fim de ano aqui no Espírito Santo, na casa do meu irmão, meu irmão perguntou se eu gostaria de jogar em algum clube de basquete, eu falei que adoraria, ele entrou em contato com a equipe e nós fomos conversar com o técnico, eu achei legal o projeto do time, voltei para minha cidade e conversei com minha família e eu e minha mãe resolvemos mudar pra cá.
Assistência: Sua família então, apóia sua decisão de jogar basquete?
João Pedro: Quando eu comecei a jogar basquete todos achavam que era só um esporte para eu passar o tempo, mais com o tempo eles viram que eu estava levando a sério e estão sempre me ajudando. Meu irmão, minha madrinha, minha mãe e minha avó sempre me apóiam. Mais eles sempre falam para eu pensar no estudo em primeiro lugar, e eu reconheço que eles estão certos.
Assistência: O que está achando dos treinos?
João Pedro: São treinos fortes, todos se dedicam ao máximo nos treinos. Estou gostando bastante, é isso que eu quero treinar forte. Com tudo que eu aprendi em Cataguases estou evoluindo rápido, está sendo uma experiência incrível treinar com uma equipe grande como o CETAF.
Assistência: Quando não está treinando ou jogando, o que você gosta de fazer?
João Pedro: Geralmente eu fico na internet, vendo noticias sobre o basquete e conversando com meus amigos de Cataguases, que estão fazendo muita falta para mim. Nos finais de semana vou correr na praia ou sair com minha família.
Assistência: Como é sua rotina agora?
João Pedro: De segunda a sexta eu estou na escola de 7 ao 12:15, vou em casa almoço e descanso até o horário do treino, quando os treinos são a tarde, a noite fico em casa com a família, quando o treino é a noite, a tarde vou na praia ou fico em casa estudando. Nos finais de semana eu vou a praia, dou uma corridinha, saiu com minha família e as vezes dou uma andada pela cidade.
Assistência: Quais são suas características de jogo?
João Pedro: Eu estou evoluindo a cada dia, sempre aprendo coisas novas. Mais com esses 2 anos em que eu jogo basquete sempre me dediquei a defesa, muitos jogadores não gostam de defender, mais eu levo a sério a defesa. Eu também me identifico bastante com os contra-ataques e nos arremessos de curta distância. Estou treinando firme para jogar na posição de ala/armador.
Assistência: Qual o seu ídolo no esporte?
João Pedro: No basquete profissional sou fã do Lebron James, apesar dele ainda não ser um mito do basquete, eu gosto da maneira dele jogar. Mais meu ídolo verdadeiro não é ninguém conhecido mundialmente, é meu técnico/professor JALBER que me ensinou tudo o que eu sei de basquete até hoje, que me apoiou nessa minha decisão de vir jogar no CETAF, que não só me ensinou os fundamentos do basquete, mais também da vida e quando jogo tento me lembrar de todas as dicas que ele me deu nesses 2 anos. Por isso agradeço muito a ele e por tudo q ele já fez por mim.
Assistência: Qual a melhor parte do dia-a-dia de uma atleta?
João Pedro: Acho que é após um dia de treino, que eu dou tudo que posso e no final saio com a consciência de dever comprido. Depois de um dia de treino pesado sempre é bom ter uma boa alimentação e descansar bastante pro próximo dia de treino.
Assistência: Quais as vantagens da vida de uma atleta?
João Pedro: Acho que são muitas, um atleta dedicado tem sempre que estar bem com o seu corpo, não fugindo das regras, acho isso essencial para a vida. Um atleta aprende muitas coisas além do esporte, um bom técnico que se preocupa com seus atletas sempre passa a experiência de vida deles e com isso o atleta aprende grandes coisas. Desde a primeira vez que entrei no esporte me sinto bem melhor, conheci pessoas novas e ganhei muita experiência que vou levar para toda a minha vida.
Assistência: Quando e como você começou no basquete?
João Pedro: Não me lembro à data exata, acho que foi no ano de 2006. Eu jogava handball na escola, dois amigos meus descobriram o projeto e resolveram começar a treinar basquete e me chamaram para ir também, eu fui e achei muito legal o esporte, peguei amizade com o pessoal e nunca mais parei. Meu primeiro jogo foi na cidade de Juiz de Fora (MG) em um amistoso, foi uma grande experiência. Depois desse vieram muitos outros, fui campeão algumas vezes pelo time da escola e disputei outros amistosos pelo Assistência.
Assistência: Quais os seus planos para o futuro?
João Pedro: Eu não tenho nenhum plano certo, a única coisa que eu quero é continuar treinando e ganhando experiência. Eu posso dizer que eu treino para ser um bom atleta e quem sabe um dia ser um jogador profissional e jogar em uma equipe de ponta.

Assistência: E o seu maior sonho?
João Pedro: Tenho vários sonhos, um deles é poder sempre estar treinando e aprendendo mais com esse grande esporte chamado basquete. Quero um dia poder retribuir à todos que me ajudaram e ajudam a cada dia para eu poder evoluir no esporte. Talvez eu esteja sonhando alto, mais no futuro quero poder, quem sabe, defender a seleção brasileira, mais pra isso sei que tem muito caminho pela frente.
Assistência: O que você aprendeu nesses anos de basquete?
João Pedro: Foram inúmeras coisas que eu aprendi, além de ter aprendido o basquete em si, aprendi também varias coisas fora dele, como sempre jogar com lealdade, sendo sempre justo com o adversário. Com certeza sem o basquete eu seria uma pessoa bem diferente do que sou.
Assistência: Deixe uma mensagem aos seus companheiros que ficaram.
João Pedro: Eu só tenho a agradecer a todos meus AMIGOS que ficaram em Cataguases, nunca vou esquecer nenhum deles, todos sempre foram amigos de verdade. Se algum dia eu for um atleta de ponta vou sempre me lembrar dos dias em que passamos tardes treinando e se divertindo juntos. Espero que todos tenham aprendido tudo o que eu aprendi e que continuem treinando e levando a sério o basquete. Quero agradecer mais uma vez também ao meu técnico de sempre Jalber, que muitas vezes foi como um pai pra mim, espero que eu tenha sido um bom aluno como ele foi um excelente professor para mim. Abraço a todos da família Assistência e a todos que torcem por mim.

24 comentários:

  1. Pow que fera..... tonhao sendo um "exemplo" pra gente.... achei q tinha mudado atoa, mas realmente o basket p ele eh uma vida c dedica pra caramba... parabens tonhao e parabens para vocce tambem jalber....

    ResponderExcluir
  2. Anônimo19:13

    É muito importante isso mesmo, treiinar bastante e sempre acreditar que esta melhoraando a cada dia maais. O basquete não só ensina a jogar e sim também ajuda no seu desenvolvimento e conhecimento sobre o esporte.
    beeijo a toodos e parabéens tonhão e ao jaalber tbm !

    xD

    ResponderExcluir
  3. Isso que o tonhao disse sobre levar o basket a sério é muito importante mais nao só para o basket e sim para qualquer esporte que você se interesse. Eu particularmente nao dava muito atençao a isso ja fui aluna do jalber durante tres/quatros anos e nunca acreditava nisso ate conhecer o joao pedro= tonhao e vi que ele que levava o seu esporte a serio ate ter uma boa chance e que todos que levam qualquer esporte a serio podem crescer na vida por que fazem isso com dedicaçao. um beijo ao tonhao e ao jalber por me ensinarem muita coisa.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo20:07

    Eu fiquei muito feliz ao ler essa entrevista do TONHÃO .
    Ele ,como sempre , falou muito claramente o que sente e aonde quer chegar .
    Ele é meu exemplo de Aluno-Atleta, sempre dedicado e esforçado .
    Tudo que ele está conquistando agora e apensa resultado de tudo que ele batalhou.

    Momento EMO.cionante : )
    ' Tonhão , sabia que eu nunca vou eskecer vc . Você é um grande amigo , e um grande exemplo.

    JALBEER :)
    ' Obrigado pelo seu incentivo , você é um grande Tecnico . E Grande ser humano .

    ResponderExcluir
  5. Anônimo20:22

    Muito bom esse post! Eu cheguei a jogar com ele algumas vezes, talvez nem se lembre, pois foi bem na época que me mudei pra Juiz de Fora e não deu pra ir mais regularmente..
    Muito sucesso pra você rapaz! Acredite nos sonhos, treine e você vai chegar bem onde quer!
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo20:25

    COnfirmei sem querer o comment anteriro.. porque tenho que dar parabéns ao Jalber também pelo projeto que sei a luta que foi e é pra manter!!
    Abração Jalber!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo20:53

    É isso ae tonhão,você se esforçou, levou o basquete a sério agora é treinar muito para cada dia melhorar,e se dedicar ao basquete, você é um exemplo para o assistência.
    parabens tonhão e jalber!!

    ResponderExcluir
  8. Tonhão meu brow...

    cara vc eh 10 mano...

    axo q esses anos sendo fominha adiantaram alguma coisa em... rss

    agora eh serio..

    mano agora num vai ter mais aquelas descuções nossa no jogo em... ¬¬

    nossas jogadas... q eram sem logica...

    mais cara fico triste em lembra q tu naum ta mais conosco...

    mas fico feliz por vc esta conseguindo o q vc queira e q agora tenho um lugar pra fica nas ferias... =P..

    irmandade sempre cara...

    ResponderExcluir
  9. Eu fico mtu feliz por vc,joao,tenha
    certeza de q sempre estarei torcendo por vc.e fala serio enh na entrevista ce at pareceu gent :P
    rsrsr,iiii como sempre puxando o saco do jalber nehhh,agora naum precisa mais naum tah!
    acredite sinto mtu a sua falta,aprendi mtu com vc,tanto como pessoa,como atleta...hj eu vejo q eu cresci mtu e q nunk teria vindo tao longe se naum fosse por vc ,pelos seus concelhos...e principalment pelo teu exemplo.eu te adoro mtu,e sempre vou me espelhar em vc,o garoto q naum desist xD um grande bju te cuida.e oh quando vc vim aki eu qro jogar contra vc enh... :P

    ResponderExcluir
  10. É isso ai. esse cara sempre teve muita garra. Sou seu fã, velho.
    contunue sempre assim e não se esqueça dos seus irmãos daqui.
    Pois nós não vamos esquecer de vsê,
    ja ta fazendo falta.

    E para o assistência é muito importante exemplos como o Tonhão que sempre vimos nos treinos ele levando a sério e dando o sangue pra melhorar sempre. e hoje está jogando no CETAF. penso que todos nós podemos chegar lá também, basta ter raça e correr atraz de seus sonhos.

    ResponderExcluir
  11. Caraca... Me EMO.cionei agora... xD
    Sério mesmo, naum a nada melhor do q ver q esses anos de dedicação aos treinos agora estão tendo volta... Eu jah sabia, agora tenho mais certeza ainda q posso contar com cada um de vcs, são grandes amigos q fazem mta falta pra mim... Obrigado ao Jalber por tudo, pela entrevista e tudo q ele me ensinou... Prometo continuar treinando e chegar mais longi...
    Abraço e mtu obrigado a todos...
    saudades...
    \õ/

    ResponderExcluir
  12. Anônimo14:24

    Bom, pra começar eu nao vou começar a babar ovo pro Tonhão só porque ele ficou famosinho...huahuahua
    pra mim ele continua sendo o Tonhão que sempre conheci, fominha, que se acha e é abusado
    hauhuahua...
    Bom, brincadeiras a parte, esse cara aí é um exemplo pra todos do assistencia...
    Agora vcs acreditam pessoal?
    que o que o Jalber faz aí pode levar vcs pra algum lugar?
    O Tonhão não é nada diferente de nenhum de vocês, ele não chegou aí com um diferencial, com um talento...
    Ele chegou como todos nós chegamos (pausa para metáfora), um diamante a ser lapidado *-* (huahuahua), enfim...ele não chegou com nenhum diferencial, com nenhum talento, ele apenas levou tudo a sério e se dedicou de corpo e alma.
    Qualquer um que está aí pode chegar aonde ele chegou e/ou ir até mais longe pq afinal, o CETAF não é o fim da linha, ainda tem muito pela frente para o nosso querido atleta Tonho xD
    Nos resta agora nos espelhar, não somente no Coach Jalber que pra mim é o melhor atleta/técnico/amigo/pessoa que pode existir, mas também nos espelhar no João Pedro que é o melhor amigo/fominha/abusado/sonhador que existe...huahuahua
    Enfim, é isso ai galera, todos podem chegar aonde ele está, basta querer...
    abraços a todos, saudades...

    ResponderExcluir
  13. pow.. qm diria meu amigão João dando maior exemplo para nos qm sabe eu chegue lá e consiga ser a jogadora de basket mais baixinha da historia com 1.62 huahuahuahua...
    to muito orgulhosa do João e que muitos possam seguir o exemplo dele parabéns

    ResponderExcluir
  14. Anônimo20:16

    É muito legal o q o Tonhão fez...
    Ta dando um exemplo muito lindo pra todos nos....
    Agora q o Basket ta sendo mais importate pra mim.....
    É isso ai mesmo Tonhão mesmo distante vc ta com a gnt isso é muito legal......
    Parebenss!!!!
    Adoro vocês!!!

    ResponderExcluir
  15. éééé, pra começar concordo com o Airton!!!....huahuahuauhauhauhauhuha
    esse mlk continua sendo o tonhão fominha e marrento como sempreee foi!!! mas tbm continua sendo esse kra q não desiste facil do q quer, um kra q nunca pára aprender e evoluir no basket!!!

    isso td aí num é mais q merecido!!! Parabéns aí tonhão, seeempre continue assim kra, e não eskeça q basta vc querer e correr atras, com vontade, daquilo q vc quer!!!!

    Abração a tds e BOA SORTE Tonhãão!!!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo23:52

    Fala galera..
    Ja falaram ai mais eu vou repetir..
    Primeiro parabens ao jalber pelo projeto, q a galera ai sabe como q foi dificil pra conseguir, no começo era td muito dificil. mas ele nao desistiu, continuou e ta ai o assistencia, firme e forte como sempre...parabens jalber...

    Agora u tonhao...
    esse mulek eh guerreiro, joga com raça e com o coraçao..
    ele é um exemplo para os mais novos.Valew tonhao força e muita sorte pra vc..nao desista dos seus sonhos..

    caraca q profundo...hahahahahha
    e ve se aparece ai, pra galera poder dar uns tokos em vc...hahahha
    abraçao

    ResponderExcluir
  17. "João" é assim que eu ainda conheço ele, pouco tempo que eu treino com ele mais jah deu pra perceber que é um cara esforçado daa sempre o seu melhor nos treinos, evoluindo sempre, continue assim Brother!

    ResponderExcluir
  18. Vlw pessoal pelo apoio ae.. Brigadaum mermu... Brigadaum ao Jalber tbm por ter feito essa matéria aq, sou mtu grato... Espero ter várias outras... xD

    ResponderExcluir
  19. Nossa.... bom, se o jao fik famoso eu quero 60 porcento do seu salario pq tudo q ele sabe foi eu quem ensinei ..... kkkkkkk
    brincadeira...
    de coração, nos estamos sentindo mto a sua falta ... mais se isso é bom pra vc pod ter certaza q é bom pra gente tbm ....
    o podemos aprender com o jao, q se persistimos chegaremos em algum lugar! e tbm q ser fominha de vez enquando é bom .. isso eu tenho q aprender pq eu n sou nem um poco fominha !! parabens ao jalber por te feito um otimo trabalho, e tbm é merito do jao !

    ResponderExcluir
  20. Vlw galera.. Nunka pensei q ia ser exemplo pra alguem.... xD
    Toh dando o meu maximos nos treinos aq, os treinos são praticamente iguais o da Assistencia, soh q bem mais puxados... Vlw pelos comentarios ae...
    Dois avisos... Não soh mais pivozão e parei de ser fominha... xD
    Abraços!!! Saudades!!!

    ResponderExcluir
  21. Tonhão!
    quem diria :D
    agora um exemplo para todos nós,
    principalmente pra eu que estou afastada dos treinos :$
    mas é isso ae tonhão
    se Deus quiser vc vai conseguir tudo o que sonha :D
    é só se esforçar!
    boa sorte!
    =*

    ResponderExcluir
  22. Parabéns, Tonhão!

    Espero que posso se tornar um grande jogador um dia...
    Daí, é só me convidar pra bater um rachão (1 x 1). rs

    O mais importante é não esquecer dos estudos. Ainda é a maneira mais certa de ganhar dinheiro... Estude, estude e estude.

    Abração, garoto!

    P.S.: VISITEM MEU BLOG WWW.PROFMSOUZA.BLOGSPOT.BR

    VEJAM COMO ESTÃO MEUS TREINOS COM O AIR ALERT (Programa de impulsão da NBA)

    ResponderExcluir
  23. Helena20:40

    Caramba galera...
    Sem palvras so quem joga pra saber a EMOção de uma competição.
    Alem disso nosso coach é o melhor...

    (nossa! primeiro comentario)

    ResponderExcluir
  24. REPLICAS DE RELOGIOS RJ

    Em nossas lojas de replicas de relogios temos disponíveis replicas de relógios masculinos, relógios femininos, relógios importados e de muitas outras categorias, compre agora em uma de nossas lojas e tenha certeza de ter comprado uma réplica de relógio de ótima qualidade e idêntica a original.

    Em parceria com a Google e com o Grupo VIP oferecemos telas mosquiteiras importadas dos estados unidos aos clientes que querem proteção e bem-estar para sua família, isto porque o produto não propaga chamas, fungos ou mofos, são telas de fácil limpeza e protegem sua família contra picadas de insetos, principalmente os mosquitos da dengue. Telas mosquiteiras em São Paulo, telas mosquiteiras campinas, telas mosquiteiras valinhos, telas mosquiteiras vinhedo, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras tamboré , telas mosquiteiras jundiai.

    telas mosquiteiras , telas mosquiteiras campinas, telas mosquiteiras valinhos, telas mosquiteiras vinhedo, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras tamboré , telas mosquiteiras jundiai.

    ResponderExcluir