Entre os dias 11 e 21 de janeiro de 2010 o assistência recebeu a equipe feminina de basquete do projeto Impacto basket de nova iguaçu que escolheu nossa cidade e o projeto para realizar sua pré temporada.
Pelo segundo ano consecutivo o Impacto escolheu Cataguases para se preparar para as competições, e nossa acolhida com todas as dificuldades, foi pé quente. Em 2009, só pra citar dois títulos importantes, o impacto foi campeão do JAI (o correspondente do nosso JIMI), ganhando o direito de disputar os Jogos abertos brasileiros (JAB´S) e o pentacampeonato estudantil do Rio.
Bom ninguem melhor pra falar do projeto que seus idealizadores João e Martinha. Segue a seguir um pequeno bate papo que vai mostrar o conceito de projeto social e de transformações de ideiais de vida.
O que é o Impacto basket
O impacto basquete é uma equipe que tem como filosofia de vida transformar vidas através do esporte.
A sete anos esta mais direcionado para o feminino por causa de um projeto chamado basquete do futuro, idealizado devido a carência do basquete feminino (a coincidência com o projeto da CBB não é ao acaso, mas o impacto não tem ligação direta com a entidade). O projeto vai as escola publicas e recruta meninas para a pratica do basquete no SESC, dando inclusive a oportunidade ao acesso ao SESC, as que se destacam ganham bolsa de 100% no Liceu Santa Mônica (LISAM). Com isso a escola e pentacampeã do globo Mc’donalds que uma das maiores competições do estudantil.
Quantas pessoas atende?
180 atletas entre equipes masculina, feminina e o programa suderj em forma. ( 3 ateltas do suderj em forma já foram recrutadas para as equipe de competição)
Como e quando começou?
Junho de 89 por um grupo de amigos que jogavam futebol mas que gostavam realmente do basquete
Com a vontade de criar grupos de competição no basquete foi criado o impacto basket e daí por diante o grupo foi crescendo. A parceria com o LISAM tem 10 anos.
Histórico de Títulos
Pentacampeão da Olimpíadas da baixada;
Pentacampeão do intercolegial;
Bicampeão do JAI;
Campeão do Sul fluminense;
Tricampeão das copas SESC;
Duas vezes quarto colocado do Encontro Sul americano de basquete em Novo Hamburgo RS ;
Campeão do Rio Open feminino;
Segundo lugar do JEPAR (jogos das escolas particulares do rio);
Campeão dos jogos de inverno Teresópolis;
Campeão da Copa Eletrobrás;
Campeão Italva Open.
Qual o objetivo do Impacto?
O objetivo do impacto é através do projeto mudar a vida dos menos favorecidos. Trabalhando numa classe menos favorecida o basquete ajuda na ampliação de horizontes
Com as viagens, o intercambio de culturas as dificuldades, buscar a formação do cidadão critico que sabe reivindicar seus direitos e mais que tudo que possa aliar a prática do basquete com uma formação educacional e profissional, mesmo que não seja direto no basquete mas que com as experiências adquiridas na pratica do jogo possam ser cidadãos plenos.
As meninas do Impacto Basket não são federadas. Porque?
Dois motivos: os jogos escolares são divididos entre federados e não federados e para a manutenção das bolsas é interessante jogar o não federados.
Jogando federados pela federação Carioca, além dos custos com a federação, as equipes femininas jogariam em média 5 jogos no ano, algumas competições disputadas pelo impacto não permitem federados. fora da federação o impacto joga em média 70 jogos por ano.
As equipes fazem sempre convite paras as meninas, mas não dão a garantia de escola e até ajuda de custo, então as próprias meninas preferem se manter na equipe.
A atleta Thatiane Gomes de Oliveira dos Santos umas das atletas mais completas do grupo, pode completar esse ano 2000 jogos, hoje ela já tem 1920 jogos com média de 11,3 pontos por jogo.
O que o Impacto espera das atletas quando terminarem o ciclo no projeto?
A esperança é que as mesmas se tornem seres humanos diferentes, seres preocupados com o próximo e vencedoras em sua vida profissional,e se tornem exemplos em suas comunidades.
Algumas atletas já cursam a faculdade. Quantas são e o Impacto tem alguma participação nessa etapa de formação escolar das atletas?
Sim, quatro sim, todas tiveram o início de seus estudos custeados pelo projeto que não tem verba para isso e depende do esforço do treinador que através dos seus serviços extras consegue manter a faculdade hoje de duas, pois as outras hoje conseguem se manter através de ajuda familiar ou de estágios conseguidos pelo projeto.
Mensagem das atletas do Impacto.
O impacto transforma vidas através de um projeto que convida meninas de escolas pública a ter um futuro melhor através do esporte “o basket”.
Quando entramos no basquete podemos perceber que podemos ter um futuro com nossos próprios esforços, um futuro não só como jogadoras, mas sim um futuro de vida com nossos estudos e aprendendo realmente como a vida é feita escolhas sendo testadas a cada dia.
Algumas de nos já concluiram o ensino médio, outras estão concluindo a faculdade, e outras estão começado o ciclo. O melhor é que possamos continuar aprendendo dentro e fora da quadra.
“Trabalhando com o João percebo que vou me tornar uma grande profissional e o melhor é que posso passar o pouco que sei para crianças, jovens e até adultos. Fico muito orgulhosa por ter o respeito de todas essas pessoas e até mesmo de minha família que não me apoiava, e hoje ganhei o respeito de meus pais parentes e amigos. Tenho certeza de que ainda falta um longo caminho pela frente, mas quando olho para trás ganho forças para continuar porque ter três empregos, treinar e estudar é muito sacrificante, mas o caminho e esse”. ( depoimento de uma das atletas que cursa faculdade de Educação Física).
clique aqui e veja uma reportagem na tv Brasil sobre Thatiane e o Impacto
Parabéns para o impacto basquete por poder proporcionar para essas meninas condições de serem pessoas melhores e que capacidade ded sonhar e lutar pelos seus sonhos. o técnico da equipe merece todos os nossos aplausos por todo o sacrificio que ele faz pelo projeto.
ResponderExcluirMeninas, espero q tenham gostado de nossa cidade e q vcs tenham um ano muito vitorioso. Parabéns!!!
"Nunca digam Nunca.Porque os limites assim como os medos às veses são apensa ilusão!!!" Michael Jordan
Nada melhor do q ter o reconhecimento fora do estado.. Essa meninas de Nova Iguaçu jogam d+.. E todos deveriam tirar um dia para ver um treino delas.. Sem falar do técnico delas tbm.. Q venham mais times para Cataguases e q a população e a prefeitura insentive o esporte na cidade..!'
ResponderExcluirAbraços..!'
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRealmente é um belo projeto social.
ResponderExcluirImpressionante o esforço dos organizadores
e tb o empenho das jogadoras que acreditam em um futuro melhor através do basquete tendo sempre em mente o apoio do projeto nos estudos.
Não vejo nd melhor kkk
jogar basquete e ainda ter incentivo nos estudos.
Ganhar uma bolsa e ainda jogar 70 jogos
é meu sonho!!! kkk :D o//°
parabéns a todos!!!
e voltem sempre a nossa cidade
serão recebidos de braços abertos
70 jogos *--*
ResponderExcluirObg , concertza foi um enorme prazer nao só meu como de toda equipe realiza nossos treinos na cidade de cataguases . Pelo 2° ano seguido fomos muito bem recebidas e fico feliz por isso.
ResponderExcluirAgradeço a todos por acreditar e incentivar o trabalho !
Obg João,Martinha , Jalber .. Obg IMPACTO *-*
2010 tá ae, vamô que vamô Impacto ...
Taay Laranjinha 12#
Parabéns meninas pelo esforço q vocês passam e pela vontade de ser umas verdadeiras atletas do basquet !!!!
ResponderExcluirSejam assim até o ultimo momento meninas, pq basquet ñ é brincadeira , simplesmente é um esporte q eu acho q todas vocês amam♥
Adorooo basquet e todas vocês ♥
Parabéns garotas ♥
Até +
bj♥
parabens a todos vcs q lutam para q esse projeto continue.
ResponderExcluirquando agnt ve as meninas jogando nos ficamos orgulhosas e adimiradas pela qualidade dos jogos.
mas concerteza a vitoria de cada uma ali nao é representada so por uma medalha, mas sim o aprendisado de vida q é adiquirido a cada treino, a cada esforço exercido.
parabens a todas voces, voces merecem...
um grande abraço
e nos prestejiem sempre q puderem
com a visita de vcs
bjos
Olha, esse projeto é um meio assistencial muito bom, pois alem de melhorar o condicionamento fisico(e com isso a saúde)das meninas, ensina a elas que para tudo na vida é preciso ter objtivos e fazer de tudo para que eles aconteçam da melhor forma possivel.
ResponderExcluirGostaria tambem de enfatizar, às meninas do projeto cujo faço parte, que assim como as citadas no texto tambem precisamos ver o basquete como um objetivo, fazendo com que ele faça parte da nossa vida assim como as coisas diarias.
Parabéns pelo trabalho FAMILIA IMPACTO!
ResponderExcluir"Nada resiste ao trabalho" ;)
é bem verdade esta ideia de não federar, dá muito trablho, mas com certeza alguns clubes dão e tem a garantia para as meninas!
ResponderExcluirEste projeto é social até certo ponto como mesmo estava escrito tem interesse de disputar e ganhar jogos e beneficiar um instituição
Achoi que deveria dar oportunidade para as atletas para alcançar mais alem!
temos msm q parabenizar as pessoas q fazem parte do impacto basquete,q visa tbm transformar pessoas em cidadãos. Além disso temos q bater palmas pelo lindo show d basket q essas meninas nos mostram.. batem um bolão.
ResponderExcluirsó desejo mta força para q elas continuem jogando baskt e lutando pelos seus sonhos
grande abraço...
ha i é claro voltem sempre q puderem xD
jumpshot, parceria!!
ResponderExcluirA instituição ganha, mas as meninas tb concorda?
penso que a mudança deve ser dos clubes. Educação e esporte devem andar juntos isso pra mim é que é oportunidade! abraço!